Os benefícios de emitir Nota Fiscal Eletrônica para empresas

Todas as empresas são obrigadas a emitir Notas Fiscais referentes a cada venda de produtos ou serviços. Não há nada que você possa fazer para contornar esse dever. Mas nada lhe impede de buscar as melhores alternativas que atendam às exigências legais e sejam benéficas para a sua empresa, não é? A principal função da Nota Fiscal é registrar, fielmente, todas as transações realizadas por uma empresa e determinar o recolhimento de impostos que incidem sobre a operação. Para isso, é obrigatório informar uma série de dados, como: dados do emitente e destinatário, produtos ou serviços vendidos, valores da transação, natureza da operação e dados de tributação.

Outsourcing contábil: por que essa estratégia é determinante para o sucesso financeiro da sua empresa?

A ideia por trás do outsourcing é bem simples: concentre-se no que você faz melhor do que seus concorrentes e entregue o restante para os especialistas. De acordo com Marcello Gimenez, diretor de uma empresa do segmento de Business Process Outsourcing, o aumento da competitividade dos mercados obrigou as empresas concentrarem os seus melhores recursos na sua atividade principal, criando oportunidades de outsourcing de atividades, cargos ou processos.

Como as informações contábeis auxiliam nas decisões da sua empresa

Enquanto as grandes empresas já fazem uso das informações contábeis para auxiliar na gestão de seus negócios, muitas micro e pequenas empresas ainda enxergam a contabilidade como uma mera formalidade e uma despesa a mais no final do mês. Mas já faz algum tempo que a contabilidade deixou de se preocupar apenas com cálculo de impostos, elaboração de demonstrações e atendimento a legislações, estendendo seu papel para o auxílio de tomada de decisões.

O que é reforma trabalhista? Descubra os 12 fatos que todo empresário deve saber!

As mudanças trabalhistas que estão sendo promovidas no Brasil estão causando muita polêmica, mas você realmente sabe o que é reforma trabalhista e como ela pode impactar no seu negócio? O primeiro passo para entendê-la é compreender como a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) afeta na vida dos empresários. Trata-se da legislação que regulamenta as relações de trabalho e impõe uma série de exigências às empresas.

A necessidade de aumento de produtividade no escritório contábil

Quando falamos sobre aumento de produtividade, não há um empreendedor sequer que recuse, não é? No mercado competitivo em que vivemos, qualquer segmento exige uma alta produtividade para continuar na disputa. Em especial os escritórios de contabilidade. Quanto maior for a produtividade de um contador, mais empresas ele poderá atender em menos tempo. Ou seja, maior será a receita do escritório de contabilidade e, consequentemente, maior será o capital disponível para continuar crescendo.

Qual o impacto da ECF na minha empresa?

As empresas são obrigadas as cumprir diversas obrigações impostas pelo governo ao longo do ano. Muitas delas, estão relacionadas diretamente à contabilidade e à escrituração. Uma delas é a Escrituração Contábil Fiscal (ECF), cujo prazo de entrega está se aproximando, e muitas empresas ainda estão correndo atrás para conseguir cumprir a obrigatoriedade. De acordo com informações do SPED, a ECF deverá ser entregue até o último dia útil de julho, ou seja, em 31 de julho de 2017.

Como funciona o programa e a tributação do Simples Nacional?

Se você possui um negócio próprio ou pensa em começar a empreender já deve ter ouvido falar do Simples Nacional, não é mesmo? Esse regime tributário simplificado surgiu para facilitar a vida das micro e pequenas empresas, porém existem muitos empresários que ainda não conhecem a fundo o seu funcionamento. O Simples Nacional facilita o cumprimento das obrigações legais e pode reduzir bastante a carga tributária quando comparado aos demais regimes tributários. Mas você sabe por que isso acontece?

Fluxo de caixa: por que sem ele sua empresa pode estar em risco

Você mantém um fluxo de caixa atualizado em sua empresa? Muitos gestores desconhecem o importante papel dessa ferramenta na análise dos seus próprios negócios e na geração de informações essenciais para o crescimento do seu empreendimento. O fluxo de caixa é construído com base em todas as operações realizadas pela empresa. Ou seja, é o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro ocorridas em determinado período de tempo, que indicam também se o saldo final foi positivo ou negativo.

Relação das MPE com os contadores

A relação das Micro e Pequenas empresas com os seus contadores ainda é um assunto delicado. Os empreendedores não sabem tudo o que a contabilidade tem a oferecer e os escritórios de contabilidade têm dificuldades em identificar o que é esperado de seus serviços. Essa situação toda faz com que, em diversos casos, os serviços prestados fiquem limitados ao básico, quando poderia haver um ganho muito maior para as MPE em várias áreas: planejamento tributário, práticas de gestão, relatórios de desempenho, gestão financeira, acesso a linhas de crédito, implementação de sistemas informatizados, entre outras.

Como organizar a gestão financeira da sua empresa com auxílio de uma auditoria

Você provavelmente já ouviu falar a respeito de auditorias contábeis, muitas vezes noticiadas quando grandes empresas são auditadas, não é? Mas você sabia que a auditoria pode ser uma grande aliada para organizar a gestão financeira do seu negócio? Se você está enfrentando problemas na contabilidade e não está conseguindo dar conta de organizar suas obrigações fiscais e tributárias, pode ser a hora de considerar a contratação de uma auditoria externa.

Conheça os principais tributos para empresas de Santa Catarina

Você sabe quanto a sua empresa paga de tributos? E sabe ao que se refere cada um deles? Muitos empreendedores pagam esses valores mês após mês sem nem ao menos saber por que estão pagando. Os tributos são definidos no art. 3º do Código Tributário Nacional como “toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.

Contabilidade para Supermercados: 10 sinais de que chegou a hora de investir!

O papel da contabilidade para supermercados pode ir muito além do cumprimento das obrigações legais. É possível utilizar todos os conhecimentos dos profissionais da contabilidade para organizar a gestão do negócio, reduzir custos e aumentar o faturamento. Muitas vezes o escritório de contabilidade se limita a fazer os serviços básicos – e pode acabar pecando até nisso, com erros que prejudicam o seu negócio. Entretanto, quando você conta com um contador que é um aliado do seu supermercado, os erros são minimizados e você recebe um grande suporte para crescer.

Como calcular o seu preço de venda utilizando o markup e a margem de contribuição

O preço de venda ideal para o seu produto deveria ser uma informação que todos os empresários possuem na ponta da língua. Infelizmente, não é isso o que vemos na prática. Por conta disso, há muitas empresas comercializando produtos com uma margem de lucro muito baixa e até mesmo saindo no prejuízo ao conceder descontos. Você sabe como é feito o cálculo para chegar ao seu preço de venda? Vamos ver como podemos descobrir isso de duas formas diferentes: por markup e por margem de contribuição.

O que são demonstrações contábeis e como elas são feitas em clínicas médicas - 63 3216-1284

Você já deve ter ouvido falar da obrigação de elaborar demonstrações contábeis para a sua clínica médica, não é? Muitos médicos julgam esse procedimento como mera burocracia e o deixam nas mãos de seus contadores, sem nem ao menos tentar entender do que se trata. Neste artigo iremos apresentar o que são as demonstrações contábeis, como são feitas em uma clínica médica e o que você pode aprender com esse procedimento.
Load More Articles